Clínica Cemel

Medicações anti-obesidade e contraceptivos orais, existem cuidados no uso combinado!

 Os chamados medicamentos agonistas dos receptores de GLP-1 (Peptídeo semelhante ao Glucagon 1) desenvolvidos originalmente para o tratamento do diabetes tipo 2, como o Ozempic, Wegovy e o Mounjaro, agonista também do GIP (Polipeptideo Inibidor Gástrico), se popularizaram como opção terapêutica para o tratamento da obesidade. E nós temos notado no dia a dia que o uso dessas medicações tem sido cada vez mais frequente por mulheres jovens em idade fértil, e esse fato requer atenção especial quando associado ao uso de anticoncepcionais hormonais orais.

    E a principal preocupação é que esses medicamentos desaceleram o esvaziamento gástrico, que é uma das ações terapêuticas dessas medicações, e isso pode interferir na absorção de medicações administrados por via oral.

    Estudos realizados com a semaglutida não demonstraram impacto relevante na eficácia dos contraceptivos hormonais orais. Em um trabalho feito com usuárias de contraceptivos hormonais orais e vários tipos de medicamentos agonistas do GLP-1, mostrou que o uso da tirzepatida levou a uma redução clinicamente relevante nas concentrações séricas dos hormônios contraceptivos. Esse efeito parece ser mais importante nas primeiras quatro semanas de uso e durante o período de ajuste de dose.

     Por isso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) lançou uma orientação para este perfil de pacientes recomendando que: os contraceptivos orais podem ser mantidos durante o uso de Wegovy, Ozempic ou Rybelsus (semaglutida oral) não apresentaram impacto na eficácia dos métodos contraceptivos orais, garantindo mais tranquilidade no seu manejo clínico. Mas mulheres que utilizam Mounjaro devem ser orientadas a não usar contraceptivos hormonais orais, a trocar de método ou a associar métodos de barreira por, pelo menos, quatro semanas após o início do uso ou ajuste da dose.

    Então para esse público feminino que esteja usando concomitantemente essas medicações, há a necessidade de se atentar para estas particularidades dessa família de medicações para o tratamento da obesidade.